POTENCIALIZANDO E DANDO ACESSIBILIDADE AOS LUGARES DE MEMÓRIAS

O Projeto Potencializando e dando acessibilidade aos Espaços de Memória do Museu Indígena Jenipapo-Kanindé, tem como objetivo preservar, ampliar e compartilhar a memória histórica e práticas ancestrais da cultura indígena do Povo Jenipapo-Kanindé. Sua metodologia foi desenvolvida para o favorecimento da salvaguarda do patrimônio material e imaterial da cultura indígena. Entre as atividades, podemos enfatizar principalmente o processo de revitalização de trilhas ecológicas com acessibilidade e documentação do acervo do Museu Indígena Jenipapo-Kanindé, transformando todo o espaço territorial da aldeia em um grande museu aberto, interativo e vivo.

A estrutura desta iniciativa museológica no povo Indígena Jenipapo-kanindé é parte de um processo de organização e luta política inerente aos povos indígenas, além de suporte às atividades educacionais da Escola Indígena  Jenipapo-Kanindé.  O turismo comunitário desenvolvido na aldeia, ganha um fortalecimento nas práticas diárias de vivências culturais do Povo Jenipapo-Kanindé, com destaque para a culinária,  trilhas, rituais sagrados e visita aos espaços de memória.

O processo de documentação do acervo do Museu Indígena Jenipapo-Kanindé se deu de forma coletiva com jovens da aldeia. As atividades desenvolvidas para a documentação museológica do acervo foram: a  desmontagem da exposição, coleta de novos objetos, visita a casa dos guardiões da memória (anciões), limpeza do acervo, restauração de algumas peças, numeração, documentação física e digital do acervo e montagem da nova exposição.  Nomeada como Lutas, Memórias e Encanto do povo Jenipapo-Kanindé, a exposição segue a ordem cronológica da antiga, sendo dividida em cinco módulos, sendo eles, História de luta do povo Jenipapo-Kanindé, Guardiões da Memória, Lugares de Memória, Saberes e Modos de Fazer e Manifestações Culturais.